" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Revistas
Introdução
A Igreja Adventista do Sétimo Dia reconhece a importância do sacrifício de Cristo na cruz como o preço pago pela nossa salvação.Deus,em Seu infinito amor pelo mundo,"deu Seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna"(Jo 3:16).Ele "prova o Seu próprio amor apra conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós,sendo nós ainda pecadores"(Rm 5:8),e nos convida a ceitar esse sacrifício de amor,a entregar-Lhe totalmente a vida e a nascermos de novo em Cristo(Jo 3:3-15).A pessoa que passou por essa experiência com Jesus deve agora andar em "novidade de vida",entregando-Lhe todo o seu ser e todos os aspectos de sua vida (Rm 6:1-11)."E,assim,se alguém está em Cristo,é nova criatura;as coisas antigas já passaram,eis que se fizeram novas"(2 Co 5:17).
Uma vida renovada leva o cristão a um alto padrão de comportamento atravé de um estilo de vida que O glorifique e que evidencie publicamente a fé e o compromisso que ele tem com Cristo Jesus.Dois ensinos bíblicos fundamentam a importância do estilo de vida para o cristão adventista:1-a restauração da imagem de Deus  no ser humano,e 2- a missão profética específica da Igreja Adventista no final dos tempos.
A restauração da imagem de Deus.Segundo as Escrituras,o ser humano foi criado à "imagem e semelhança"de Deus ( Gn 1:26,27).Essa realidade foi manchada pelo pecado (Gn 3).Desde a queda,no entanto,Deus tem trabalhado pela restauração plena dessa imagem no ser humano (Rm 8:28,29;1Co 15:49;2Co 3:18;Ef 4:22-24;Cl 3:8-10)através da redenção em Cristo Jesus e  da atuação do Espírito Santo na vida e mente daqueles que respondem positivamente ao Seu convite à salvação (Jo 1:12,13:3-16).
Nesse processo de restauração,Deus chama Seus filhos a um reavivamente e reforma através do compromisso com a santidade."Sede santos porque Eu sou santo"(Lv 11:44,45;19:2;20:26);"sede perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste"(Mt 5:48),Essas exortações bíblicas são muitas vezes mal-interpretadas e usadas como base de um legalismo exigente e frio,comumente denominado de perfeccionismo.No entanto,no Sermão da Montanha (Mt 5:43-48),Cristo deixou claro que "Ser santo"e "ser perfeito"como Deus é ser um canal divino de Sua graça,amor e bondade aos seres humanos.O cristão torna-se um canal de Deus ao amar sinceramente todos os indivíduos com quem ele se relaciona,orando por eles e ajudando-os,mesmo sendo seus inimigos ou aqueles que o perseguem.O chamado do cristão é imitar a Deus em todos os aspectos de sua vida (1Pe 1:13-16).
Para que isso seja possível,Deus concede aos Seus filhos o Espírito Santo,o Consolador,que opera na mente e coração dos seres humanos,envolvendo o cultimo de atributos internos (amor,bondade,compaixão,justiça,verdade,pureza,honestidade,responsabilidade,altruísmo,etc.).Esses atributos representam a restauração do caráter divino evidenciado pelo fruto do Espírito na vida dos filhos de Deus ( Rm 12:1-13;Gl 5:16-26;Ef 4:1-5:21;Cl 3:1-17;1Ts 4:1-12;1m 2:8-3:13).
A missão profética da igreja Adventista.O segundo ensino bíblico que realça a importância de um estilo de vida consagrado a Deus é a missão específica da Igreja Adventista do Sétimo Dia.Desde seus primórdios,os adventistas do Sétimo Dia se consideram um movimento profético,com a missão especial de preparar um povo para a Segunda Vinda de Jesus.Esse movimento foi profetizado em Isaías 40:1-5,como a "voz do que clama no deserto"preparando o caminho do Senhor;em Isaías 58:12,como o "reparador de brechas e restaurador de veredas"que restabeleceria verdades bíblicas esquecidas,entre as quais a santificação do sábado;em Malaquias 4:4-6,como o Elias que antecederia a Vinda do Messias.Seu cumprimento foi predito em apocalipse 14:6:12,com a tríplice mensagem angélica pregada nos ultimo dias da história humana pelos "santos,os que guardam os mandamento de Deus e a fé em Jesus".
A missão da Igreja Adventista é a mesma de João batista - preparar um povo para a vinda de Jesus,e ambos são objeto das profecias específicas de Isaías 40 e Malaquias 4.João Batista é,portanto,um modelo porfético da Igreja Advenitsta,e grande ênfase é dada ao seu estilo de vida,especialmente em relação à comida,bebida e vestimenta ( Mt 3:4;Mc 1:6;Lc 1:15).Isso pressupõe que um estilod e vida específico,ordenado por deus,é um aspecto imprtante no cumprimento da missão do mensageiro profético que prepara a vinda do Senhor .


* O presente documento foi elaborado a partir das orientações que aparecem no Manual da Igreja,sobre o tema,edição revisada na Assembléia da Associação Geral de 2010 (Tatuí,SP:Casa Publicadora Brasileira ,2011),p. 143-151;e no capítulo "EStilo de vida e conduta cristã"do Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia,ed. Raoul Dederen (Tatuí,SP:Casa Publicadora Brasileira,2011),p. 748-802.
Estilo de Vida Cristã Adventista